Quanto vale ou é por quilo?: o peso da publicação acadêmica na área de ensino

Giselle Rôças, Maylta Brandão dos Anjos, Marcus Vinicius Pereira

Resumo


O artigo volta-se a análise da produtividade na área acadêmica, em particular na área de Ensino, a qual está voltada, sobretudo, para a compreensão das ações da educação básica, com um público composto basicamente por professores que estão repensando suas práticas profissionais. Buscamos entender o estado da arte do tema a partir da análise das posições acerca do processo da avaliação que se faz dos cursos de pós-graduação pelo quantitativo de publicações. Acenamos algumas ações que se iniciam em um repensar dos processos de avaliações sofridos até agora, sobretudo no que se relaciona ao peso da publicação na área de ensino, e sugerimos novas formas de ponderação que têm no barema um ponto fulcral de discussão. Dentro desse campo, há que se caminhar pelos estudos dos últimos indicadores que podem se estender à análise da qualidade dos artigos publicados. Há que também estabelecer aproximações entre os programas de pós-graduação no escopo e proposição para estabelecimento de qualidade na pesquisa, que considere o tempo de reflexão e experimentação de forma adequada.


Palavras-chave


produção acadêmica; ensino; processo de avaliação; pós-graduação

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v1n1.5949

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr