Impactos da desigualdade digital na educação básica em diferentes regiões do mundo

Daniela Viero Catelan Pivetta, Andrea Ad Reginatto, Jerônimo Siqueira Tybusch, Aldriana Aparecida de Almeida Favero

Resumo


As tecnologias educacionais em rede suscitam diversas questões, gerando múltiplos olhares que variam de acordo com fatores sociais, culturais e econômicos. Diante desse contexto, é fundamental compreender as desigualdades digitais no âmbito da Educação Básica, identificando padrões globais e regionais em diferentes cenários – desenvolvidos ou em desenvolvimento – e relacionando-os à realidade local. Esse entendimento permite analisar como essas desigualdades afetam escolas, professores e estudantes. O objetivo do estudo é investigar as desigualdades digitais na Educação Básica em distintas regiões do mundo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, adotando a revisão bibliográfica como procedimento principal. A coleta de dados foi realizada nas bases Eric e no Portal da Capes, incluindo estudos publicados entre 2020 e 2024 que discutem desigualdades digitais. No total, foram selecionados 17 estudos para análise. Os resultados evidenciam que apesar do potencial das tecnologias digitais para promover a inclusão e a equidade, sua implementação enfrenta desafios significativos, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

Palavras-chave


Desigualdade Digital. Educação Básica. Impactos da digitalização. Padrões globais.

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DOI: 10.3895/etr.v9n2.19679

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