Contribuições para docência de professores de Ciências: um processo formativo colaborativo na Amazônia Paraense

Ana Paula Araujo Silva dos Santos, Bianca Venturieri

Resumo


Falar sobre a educação e o ensino de Ciências expressa a necessidade de um caráter orgânico no cotidiano da prática docente, validando a plenitude das necessidades formativas educacionais do cenário atual. Para tanto, esta pesquisa apresenta uma proposta de formação continuada colaborativa de professores de Ciências da Natureza, atuantes no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, da Região Metropolitana de Belém-PA, cuja temática considera os aspectos socioemocionais e culturais do ensino de Ciências no cenário contemporâneo. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, seguindo o contorno exploratório, dentro do contexto colaborativo. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), foram coletadas entrevistas, gravações em áudio/vídeo e produções colaborativas dos participantes no decorrer da realização dos encontros de formação, com duração quinzenal entre janeiro a abril/2022, realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará, em Belém/PA. As trocas, partilhas e aprendizados obtidos experencialmente nos ciclos formativos fomentaram um processo de horizontalização das relações, formas de colaboração e habilidades socioemocionais entre docentes e pesquisadores, propiciando um movimento dinâmico de reflexão crítica, o fortalecimento da comunidade de educadores em Ciências e o desenvolvimento profissional docente orgânico e contínuo.


Palavras-chave


Formação docente; Educação em Ciências; Aspectos socioemocionais

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19398

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr