História em quadrinhos com a temática zumbi para o ensino de Química Orgânica
Resumo
Este artigo explora o potencial de uma história em quadrinhos autoral, com temática zumbi, para ensinar conceitos de Química Orgânica a estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior, abordando temas como propriedades dos compostos orgânicos, separação de misturas, preparos de soluções e nomenclatura química. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em três categorias de análise pré-estabelecidas: (i) identificação dos conteúdos de Química Orgânica; (ii) potencialidades e limitações do uso da história em quadrinhos (H-Quí); e (iii) formas de aplicação da H-Quí em sala de aula. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário a professores de Química, e os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a H-Quí aborda de maneira satisfatória conceitos de Química Orgânica, com potencial interdisciplinar para temas de Física e Biologia, estando alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a H-Quí se destaca por contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero e raça, ao trazer uma cientista negra como protagonista. Os professores consideraram a H-Quí um produto educacional de apoio importante, auxiliando na abordagem conceitual da Química Orgânica de forma lúdica e envolvente. A pesquisa reforça a importância de produtos educacionais contextualizados, como histórias em quadrinhos, para aprimorar as práticas pedagógicas nas ciências e tornar o ensino mais inclusivo e atrativo.
Palavras-chave
Produto Educacional; Avaliação; Potencialidades e Limitações.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19375
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.