O uso de história em quadrinhos no 9º ano do Ensino Fundamental para um ensino lúdico de astroquímica
Resumo
Embora seja uma proposta promissora, o ensino de astroquímica pode apresentar desafios significativos para professores e alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da história em quadrinhos “O início da Química: A odisseia dos átomos” como material de apoio didático no ensino de astroquímica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos e livros, caracterizando uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Sua aplicação ocorreu em duas escolas distintas na região metropolitana de Belém do Pará, com turmas do 9° ano do ensino fundamental, totalizando 22 alunos participantes. Nos resultados obtidos foi evidenciado grande aceitação, a maioria dos alunos destacou as histórias em quadrinhos como facilitadora da compreensão de conceitos complexos. Muitos ressaltaram que os recursos visuais ajudam na aprendizagem, enquanto outros indicaram que a combinação de textos curtos e imagens tornou a compreensão mais eficaz. No entanto, alguns estudantes não se identificaram com a proposta e preferem outras metodologias. Conclui-se que as histórias em quadrinhos são uma ferramenta pedagógica que promove maior envolvimento dos alunos e facilita a compreensão de conceitos complexos, facilitando o ensino de astroquímica. Porém devem ser complementadas com outros métodos para atender diferentes estilos de aprendizagem. Sugere-se que pesquisas futuras comparem a eficácia das histórias em quadrinhos com outras ferramentas pedagógicas.
Palavras-chave
Material de apoio; Ensino; Química
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19361
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