Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação de Jovens e Adultos e o Papel do Gestor Escolar

Ana Lucia Silva Simas, Erica Valeria Alves, Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva

Resumo


O presente estudo tem como objetivo geral analisar como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se apropria rotineiramente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além de compreender o papel dos gestores escolares na concretização do uso dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir de uma revisão bibliográfica, o estudo é referenciado por autores como Arroyo (2005), Freire (1995), Lück (2000), Paiva e Valente (2013), Amorim (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adotou abordagem qualitativa, utilizando o método bibliográfico para investigar elementos científicos sobre o tema. Esta pesquisa tem como foco a gestão escolar na EJA e a utilização das TICs como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que a implementação eficaz das TICs na EJA é fundamental para o aprimoramento dos métodos de ensino, estabelecendo conexões significativas com a realidade dos estudantes e promovendo um aprendizado mais efetivo e duradouro. O estudo também visa contribuir na formação de professores e gestores escolares, promovendo discussões sobre as melhores práticas para a inserção das TICs na escola.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação e Comunicação; Educação de Jovens e Adultos; Gestão Escolar

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.18434

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr