O ChatGPT e a (re)significação da escola: possibilidades e retrocessos

Olira Saraiva Rodrigues, Osangela Tavares, Jouzi Pereira Lopes, Raimundo Márcio Mota de Castro

Resumo


Este artigo tem como objetivo mapear o histórico do ChatGPT e seus usos e implicações no cenário educacional e propõe a seguinte problemática: Como o surgimento de um aplicativo (ChatGPT) que cria textos pode interferir na autonomia e criticidade intelectual dos estudantes?  Para traçar tal análise, o início do texto apresenta um breve relato do surgimento e desenvolvimento do aplicativo, ressaltando os pontos mais relevantes que ancoram a sua criação e evolução. O segundo ponto se ocupa em discutir as reverberações desse chat no cotidiano das escolas, apresentando pontos possibilidades e retrocessos dessas ações. Ao final, procurou-se as implicações para a formação docente, ressaltando as implicações e contextos de mediações pedagógicas presentes na atualidade. O estudo fundamenta-se em uma discussão teórica, a partir de autores como Nóvoa (2022), Santaella (2023), Byung-Chul Han (2017), entre outros.


Palavras-chave


Inteligência Artificial; ChatGPT; Ensino-aprendizagem; Formação Docente.

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DOI: 10.3895/etr.v8n3.18183

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