O Pensamento Computacional Desplugado na resolução de situações-problema de Matemática: Uma vivência experienciada

Mariangela Deliberalli, Ana Karen Gonçalves, Joel Staub, Clodis Boscarioli

Resumo


O Pensamento Computacional é um eixo da Computação na Educação Básica, com competências e habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula. Nesse contexto, apresentamos a elaboração e aplicação da atividade desplugada intitulada “Eu, o Robô e as Equações”, envolvendo os quatro pilares centrais para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmo) e o conteúdo matemático de Álgebra, Equações Polinomiais do 2º grau com uma variável. A atividade, que pode ser adaptada a outros conteúdos, foi aplicada a duas turmas de 9º ano de um Colégio Estadual Cívico Militar, do município de Medianeira/PR, a fim de reforçar a aprendizagem dos conceitos matemáticos e trabalhar, de forma explícita e transversal, o Pensamento Computacional, verificando sua efetividade em situações-problema que envolvem a Matemática, evidenciando ser possível trabalhar conceitos e conteúdos matemáticos nesta perspectiva interdisciplinar.


Palavras-chave


Pensamento Computacional; Computação Desplugada; Ensino de Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.18169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr