O Pensamento Computacional Desplugado na resolução de situações-problema de Matemática: Uma vivência experienciada
Resumo
O Pensamento Computacional é um eixo da Computação na Educação Básica, com competências e habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula. Nesse contexto, apresentamos a elaboração e aplicação da atividade desplugada intitulada “Eu, o Robô e as Equações”, envolvendo os quatro pilares centrais para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmo) e o conteúdo matemático de Álgebra, Equações Polinomiais do 2º grau com uma variável. A atividade, que pode ser adaptada a outros conteúdos, foi aplicada a duas turmas de 9º ano de um Colégio Estadual Cívico Militar, do município de Medianeira/PR, a fim de reforçar a aprendizagem dos conceitos matemáticos e trabalhar, de forma explícita e transversal, o Pensamento Computacional, verificando sua efetividade em situações-problema que envolvem a Matemática, evidenciando ser possível trabalhar conceitos e conteúdos matemáticos nesta perspectiva interdisciplinar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.18169
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.