A Formação de competências tecnológicas em Ciências Contábeis: Uma revisão sistemática
Resumo
Este artigo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre competências tecnológicas em ciências contábeis (2002-2021). Foram analisados 19 artigos com o auxílio do aplicativo Rayyan, categorizados em currículo, conformidade com a Association to Advance Collegiate Schools of Business, experiências de aprendizagem e demandas do empregador. Os Estados Unidos lideram as publicações, sendo a maioria classificada como Qualis A2, com foco em "currículo" e predominância da abordagem qualitativa. Os resultados demonstram a necessidade de integrar competências tecnológicas nos currículos de contabilidade, visto que a maioria das instituições oferece competências tecnológicas básicas com enfoque teórico, revelando lacunas no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para dominar tecnologias emergentes. Há necessidade de integrar habilidades práticas, analíticas, éticas, de comunicação e segurança cibernética. Preparar o corpo docente para integrar competências tecnológicas nos currículos também é crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes e atender às expectativas dos stakeholders. Destaca-se o avanço das escolas credenciadas em atender ao Padrão "Habilidades de Tecnologia da Informação", a partir da abordagem integrada e híbrida no desenvolvimento dessas competências no curso. Com este artigo, contribui-se para que as instituições de ensino identifiquem formas de integrar a tecnologia no ensino, visando à adequação dos projetos pedagógicos às recentes exigências das Diretrizes Curriculares para graduação em ciências contábeis.
Palavras-chave
Competências Tecnológicas; Revisão Sistemática; Currículo; Ensino Contábil
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.17167
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.