Fundamentos epistemológicos do Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Rodrigo Diego de Souza

Resumo


Este artigo apresenta um ensaio que discute os fundamentos epistemológicos do estágio curricular supervisionado na formação de professores, o qual é de extrema importância para a pesquisa em Educação e Educação em Ciências. Na teorização sobre o tema, colocam-se em diálogo os referenciais mais recorrentes da área de formação de professores nas pesquisas brasileiras. Articulando-os com os fundamentos epistemológicos que sustentam o estágio em sua indissociabilidade entre teoria e prática (Freire; Pimenta; Martins; Vázquez). A partir desse exercício teórico, o ensaio está organizado em três partes, a primeira apresenta os elementos teóricos e epistemológicos do estágio que podem permitir uma maior compreensão teórica e da importância do estágio na formação dos professores nas licenciaturas diante das demandas da escola no contexto brasileiro; a segunda, indica que os teóricos estrangeiros da área de formação de professores, utilizados significativamente no Brasil, possibilitam pesquisas com o enfoque na centralidade do professor, da escola e do ensino; que por um lado contribui para o foco na prática imediata, em detrimento da relação teoria e prática e dos aspectos políticos e ideológicos que permeiam a educação, mas, por outro lado, oferecem subsídios para a reflexão da prática na formação continuada e na escola, e por fim, a terceira parte que sinaliza a possível ausência, nos referenciais teóricos estrangeiros, de contribuições para o estágio enquanto práxis e análise crítica e de sistematização do conhecimento da realidade educacional brasileira, sobretudo da escola pública, na formação inicial.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Formação Docente; Práxis.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.17133

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr