A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul

Adriane Kis Schultz, Danusa de Lara Bonotto

Resumo


Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida.


Palavras-chave


Qualificação profissional; prática pedagógica; reflexão; saberes docentes.

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DOI: 10.3895/etr.v8n1.16906

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