A formação continuada na perspectiva de três professoras dos anos iniciais da região noroeste do Rio Grande do Sul
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual surge a partir das inquietações, referentes à docência nos Anos Iniciais, a fim de repensar as práticas pedagógicas no sentido de ampliar e indicar caminhos para estruturar o ensino na perspectiva da Alfabetização Científica - AC por meio de práticas de Modelagem nas Ciências - MC. Nesse sentido, apresentamos como objetivo compreender o entendimento sobre formação continuada a partir da fala de professoras dos Anos Iniciais. A constituição dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada realizada com três professoras que compõem o ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul – RS. O processo analítico seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir da qual reconhecemos duas categorias emergentes, as quais sinalizam para a formação continuada como: 1) necessidade pessoal e de qualificação profissional, denotando o caráter contínuo da aprendizagem docente e de transformação de saberes vinculados à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e 2) tempo e espaço que possibilita reflexões sobre o trabalho docente, assinalando para uma perspectiva de prática reflexiva que, entretanto, ainda requer ações formativas para ser melhor desenvolvida.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.16906
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