A importância do estágio docência na formação identitária do professor: um relato de experiência

Karlen Rodrigues, Ana Tiyomi Obara

Resumo


O estágio docência é uma das poucas pontes instituídas entre a teoria e a prática docente , configurando-se como uma experiência essencial na formação de futuros professores universitários e na construção da identidade profissional.O presente relato de experiência traz a vivência de uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM), no estágio docência, realizado em uma disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O relato possui abordagem qualitativa, do tipo observação participante. A metodologia de trabalho se pautou em aulas dialógicas e práticas colaborativas e investigativas, tendo como foco a temática: Fundamentos e práticas da Educação Ambiental em Unidades de Conservação. Como resultados, foi possível perceber, inicialmente, lacunas nos conhecimentos teóricos e práticos dos alunos sobre os temas trabalhados, porém, notou-se que estas foram sanadas, a partir  do empenho da turma no desenvolvimento das atividades e da participação ativa durante as aulas. Com o estágio, a mestranda teve a oportunidade de superar medos e angústias em relação ao futuro profissional, estabelecendo um relacionamento interpessoal positivo com os graduandos da disciplina. Dessa forma, o estágio desenvolvido, se apresentou como uma experiência formativa rica e valorosa, tanto para os licenciandos, como para a mestranda.


Palavras-chave


estágio supervisionado; formação docente; educação ambiental.

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16833

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