O crescimento da EaD: análise do censo do ensino superior de 2020

Anilton Oliveira da Silva, Andreia Florêncio Eduardo de Deus, Queli Ghilardi Cancian, Vilmar Malacarne

Resumo


A Sinopse Estatística do Censo da Educação Superior referente ao ano de 2020 (SECES), publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indica, no comparativo com 2019, o crescimento da educação a distância e a queda no número de matrícula em cursos presenciais. Neste sentido, realizamos uma análise documental da SECES, subsidiados pela análise de conteúdo, refletimos como nosso contexto social tornam o ambiente propício para esse crescimento. Apontamos que o Estado tem o dever de acompanhar a qualidade da EaD e que essa modalidade precisa prever mais momentos presenciais de interação entre os sujeitos do processo educativo.


Palavras-chave


Ensino Superior; Educação a Distância; Educação e Sociedade

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DOI: 10.3895/etr.v7n3.16827

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