Cultura e letramento digital, desafios à formação continuada de professores: uma contribuição ao estado da arte

Sâmia Marília Câmara Lopes, Claudeilson Pinheiro Pessoa

Resumo


O objetivo do presente estudo é realizar um levantamento bibliográfico sistemático sobre os principais desafios docentes à formação continuada no âmbito do uso das tecnologias. O procedimento metodológico consistiu na seleção de 45 (quarenta e cinco) produções acadêmicas disponíveis no Google Acadêmico, Periódicos Capes e na base de dados Web of Science¹, compreendendo o período de 2016 à 2023. A literatura apontou que no Brasil os termos alfabetização e letramento digital são diferentes e são competências essenciais ao domínio das TICs, uma vez que se está vivenciando o fenômeno informacional em uma cultura estruturada por tecnologias digitais. As produções acadêmicas desse período eram mínimas no que tange ao apontamento de causas específicas a não formação continuada, porém, foi possível observar que a ausência de tempo, a relação de importância empregada e permanência nos cursos, são desafios à formação docente para uso das TICs. Assim, como medidas de mitigação foram consideradas respectivamente, a oferta de cursos online, a sensibilização dos professores quanto a importância de realizarem cursos de formação e as políticas públicas voltadas à formação continuada.


Palavras-chave


Tecnologias digitais; Formação de Professores; Fenômeno informacional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n3.16795

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr