Aplicativo QuiLegAl como recurso de ensino na percepção de graduandos de licenciatura em química

Fábio Caires de Oliveira, José Wilson Pires Carvalho

Resumo


O objetivo deste estudo consistiu em identificar e discutir contribuições do aplicativo multiplataforma QuiLegAl para os processos de ensino e aprendizagem, a partir de uma abordagem avaliativa, realizada por um grupo de graduandos do curso de Licenciatura em Química. O aplicativo QuiLegAl é parte de uma Dissertação de Mestrado que aborda o desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem como uma alternativa para o ensino de determinados conteúdos de Ciências e Química, tais como ligações e equações químicas e suas representações. A presente pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Para a produção de dados, foram utilizados questionários avaliativos propostos por Oliveira (2017), registros de áudio e observação. A organização e análise dos resultados foram realizadas com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2011), bem como na triangulação de dados oriundos de diferentes fontes. Os resultados apresentados pelo estudo revelam que o QuiLegAl, objeto de avaliação por parte dos graduandos, atende aos diferentes aspectos avaliados, destacando-se a integração entre recursos visuais, sonoros e interativos que estão associados a possibilidades de construção de estruturas moleculares. Tais características podem contribuir para desenvolver a autonomia do usuário, demonstrando o potencial do App enquanto recurso didático para o ensino de Ciências Naturais. Este estudo sugere que o uso do QuiLegAl pode motivar os usuários a conhecer, explorar e planejar novas abordagens para o tema das ligações químicas e a utilizar o aplicativo enquanto alternativa para os processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Tecnologias digitais; Aplicativos; Ensino de Ciências; Licenciatura; Ensino de Química.

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v5n2.9326

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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