As concepções de um professor de biologia quanto ao uso de analogias na prática docente

Hederson Aparecido de Almeida, Álvaro Lorencini Júnior

Resumo


As analogias são recursos didáticos utilizados para facilitar a comunicação entre o professor e os alunos. Diferem de outros recursos por estabelecerem comparações entre conceitos familiares e não familiares. No ensino de Biologia é comum a apropriação das analogias pelos docentes na explicação de conceitos científicos. O presente estudo investigou quais as concepções que um professor de Biologia possui sobre o uso das analogias e sua implicação para o ensino-aprendizagem de conceitos científicos. Os dados emergiram a partir de três formas de registro: observação e gravação das aulas do professor; uma entrevista semiestruturada concedida pelo professor; e anotações feitas em um diário de campo. Os resultados mostram que o professor utiliza as analogias espontaneamente. O planejamento do ensino com o uso de analogias não ocorre, pois o docente não o reconhece como um recurso didático, mas sim como uma estratégia, um procedimento, uma técnica ou um mecanismo de ensino. A origem das analogias que utiliza está diretamente relacionada com as suas experiências pessoais, com o livro didático adotado, e com as analogias que os alunos compartilham em sala de aula. Uma concepção equivocada sobre o significado de analogia compromete a sua utilização de modo sistemático pelo professor. Consideramos que a investigação das concepções do professor sobre as analogias durante a sua prática docente é um caminho para que as atividades em sala de aula possam ser planejadas de modo mais consciente.


Palavras-chave


Concepção sobre a prática; Analogia; Ensino de Biologia.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n2.8085

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr