Modelos formativos nas pesquisas sobre formação de professores em educação ambiental: enfoques e limitações
Thainá Grace Encina de Barros, Wellington Pereira de Queiros, Daniele Cristina de Souza
Resumo
Este trabalho expõe o estado da arte sobre a formação de professores em Educação Ambiental, com o objetivo principal de identificar os modelos de formação docente considerados nas pesquisas da área. O corpus de análise é proveniente de periódicos brasileiros da área de ensino, classificados com qualis B1, A2 e A1, no período de 2005 a 2017. Após a identificação de 90 artigos, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin e encontramos quatro variações temáticas: Formação Inicial de Professores; Formação Continuada de Professores; Formação Inicial e Continuada, simultaneamente; e, os que não identificamos em nenhum nível de formação. Categorizamos os trabalhos conforme os temas que emergiram: Estratégias de ensino; Questões socioambientais; Concepções/percepções – questionários e entrevistas; Currículo; Levantamento bibliográfico/discussões ambientais. Pudemos constatar que a maioria dos artigos tem como foco o estudo de concepções/percepções sobre educação ambiental de professores e futuros professores. É necessário destacar a falta de discussões sobre a dimensão política e socioambiental associada a ações sociais nas pesquisas relacionadas à formação de professores. Aponta-se, também, a necessidade do aumento de investigações e cursos que contemplem o modelo intelectual crítico transformador, com a finalidade de promover uma educação ambiental que contribua para a emancipação de professores e alunos
Palavras-chave
Estado da Arte; Formação de Professores; Educação e Meio Ambiente;
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v4n1.8048
Apontamentos
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923