Exploração-investigação matemática na educação infantil

Luciana de Souza, Maiara Aline Junkerfeurbom, Tânia Stella Bassoi

Resumo


A investigação matemática é uma tendência em educação matemática, utilizada em diferentes níveis de ensino. Nesse estudo centrou-se na Educação Infantil, Pré II (4 aos 5 anos) de uma escola municipal de Cascavel-PR. Foram aplicadas duas tarefas com características investigativas cujo objetivo era que as crianças compreendessem que na Matemática não existe um único “caminho” para a resolução de situações matemáticas e, que elas fossem capazes de explorar diversas possibilidades. As tarefas aplicadas foram criadas em encontros de estudo pelas autoras do trabalho. No momento da aplicação, os conhecimentos prévios dos educandos foram considerados. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Alguns alunos conseguiram realizar comparação biunívoca, perceberam regularidades, compuseram e decompuseram formas geométricas. Este processo foi de grande valia, proporcionando momentos de aprendizagem e troca de experiências, tanto para as crianças quanto para as envolvidas na mediação da construção das noções matemáticas do público alvo. Estas noções devem oferecer condições de compreensão e assimilação de conceitos matemáticos. O processo de análise das atividades gerou duas categorias, um pela observação do trabalho realizado pelos alunos e outra do trabalho efetuado pela professora.

Palavras-chave


Educação Infantil; Exploração-investigação; Conceito numérico; Noções geométricas

Texto completo:

HTML PDFA


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7882

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr