Configurando a análise da produção escrita como estratégia de ensino a partir de uma experiência com o sétimo ano

Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Fernando Francisco Pereira, Jader Otávio Dalto

Resumo


Este artigo parte da ideia apresentada por Santos (2014), de que a Análise da Produção Escrita – APE pode ser concebida como uma estratégia de ensino, indo além de uma oportunidade avaliativa ou de investigação. De modo geral, a pesquisa aqui apresentada objetivou descrever e analisar o ambiente de sala de aula a partir da perspectiva de Santos (2014) com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular na cidade de Apucarana, no Norte do Paraná. Metodologicamente, em um ambiente avaliativo, a prova escrita dos alunos deu lugar a uma tarefa que apresentava cinco resoluções, produções escritas de outros alunos, para serem analisadas pelos participantes da pesquisa. A análise feita pelos participantes, sustentaram o atingir do objetivo. De forma geral, não apenas descreveu-se e analisou-se a Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino, mas também se procurou aqui exemplificá-la na prática. Os resultados apresentados são referentes a um dos alunos participantes, A47, e mostram que mesmo ele não utilizando todas as produções apresentadas, a tarefa o ajudou a verificar possíveis erros e a repensar sua própria resolução inicial. Para além, a experienciação e as respostas do aluno A47, permitem compreender que utilizar a Análise da Produção Escrita em uma tarefa onde o aluno tende a analisar a produção escrita de outros alunos caracterizou-se como uma alternativa diferente de se investigar a aprendizagem do aluno, exigindo não apenas a execução de procedimentos de resolução de questões, mas também a capacidade de reflexão e julgamento de outras resoluções.


Palavras-chave


Educação Matemática; Avaliação Escolar; Prova Escrita; Análise da Produção Escrita como Estratégia de Ensino.

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DOI: 10.3895/actio.v3n3.7860

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