As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula

Anelise Grünfeld de Luca, Sandra Aparecida dos Santos, José Claudio Del Pino, Michelle Câmara Pizzato

Resumo


O presente trabalho apresenta as práticas de leitura realizadas no decorrer de quatro anos com 23 estudantes, entre os anos letivos de 2014 e 2017. Ao longo do Ensino Médio, a esses mesmos estudantes foram sendo apresentadas leituras diferentes, com estratégias didáticas diferentes. Logo após as leituras propostas foram privilegiadas as seguintes estratégias didáticas: rodas de conversas, registros individuais por meio de diários de leitura; apresentação de seminários, elaboração e realização de experimentos, representação de imagens (desenhos ou colagens) e representação teatral. Em 2017, os estudantes que se encontravam no 3º ano do Ensino Médio, foram questionados quanto às memórias/marcas de aprendizagem deixadas pelas práticas de leituras, por meio de um questionário aberto. A partir das respostas dos estudantes foi possível articular duas categorias de análise: marcas de aprendizagem conceitual e dinâmicas de pesquisa. As leituras propostas proporcionaram marcas de aprendizagem evidenciadas pelos estudantes e dinamizaram as pesquisas posteriores, desenvolvidas no decorrer das aulas curriculares, possibilitando aprofundamento e ampliação dos conhecimentos e olhares mais pontuais para os conteúdos conceituais das ciências. Nesse processo as ações propostas pelo professor, no que tange o ensinar e o aprender das habilidades de leitura, individual e coletiva, e de escrita, expressam a relevância dessas práticas em sala de aula.

Palavras-chave


Prática de Leitura. Escrita. Pesquisa. Livros de divulgação científica.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n2.7540

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr