A prática da leitura no ensino de química: modos e finalidades de seu uso em sala de aula

Judite Scherer Wenzel, Joana Laura de Castro Martins, Camila Carolina Colpo, Thiago dos Anjos Ribeiro

Resumo


O presente artigo contempla um estudo sobre a prática da leitura no Ensino de Química. Parte-se do pressuposto de que a prática da leitura em aulas de Química possibilita ao estudante um maior contato com a linguagem específica dessa ciência e com isso qualifica a sua aprendizagem. Com o objetivo de visualizar como tal prática tem sido conduzida nas aulas de Química e de compreender as finalidades do seu uso, realizou-se uma revisão bibliográfica nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Também foi realizado um olhar para os últimos anos de publicações da Revista Química Nova na Escola. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva e emergiram três categorias: gêneros discursivos, interações discursivas e estratégias de leitura. Os resultados construídos reforçaram a importância da prática da leitura no processo de aprender Química apontando-a como modo de oportunizar a apropriação e a significação conceitual em química e a formação de um estudante mais crítico e participativo.


Palavras-chave


Leitura; Linguagem Científica; Interações Discursivas.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n2.7497

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr