A prática da leitura no ensino de química: modos e finalidades de seu uso em sala de aula
Resumo
O presente artigo contempla um estudo sobre a prática da leitura no Ensino de Química. Parte-se do pressuposto de que a prática da leitura em aulas de Química possibilita ao estudante um maior contato com a linguagem específica dessa ciência e com isso qualifica a sua aprendizagem. Com o objetivo de visualizar como tal prática tem sido conduzida nas aulas de Química e de compreender as finalidades do seu uso, realizou-se uma revisão bibliográfica nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Também foi realizado um olhar para os últimos anos de publicações da Revista Química Nova na Escola. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva e emergiram três categorias: gêneros discursivos, interações discursivas e estratégias de leitura. Os resultados construídos reforçaram a importância da prática da leitura no processo de aprender Química apontando-a como modo de oportunizar a apropriação e a significação conceitual em química e a formação de um estudante mais crítico e participativo.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n2.7497
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923