As tendências para a utilização de histórias em quadrinhos com abordagem de temas nas pesquisas em ensino de ciências: um estado do conhecimento

Lucas Forlin Pereira, Marcelo Pimentel da Silveira

Resumo


No presente trabalho, cuja natureza é qualitativa, documental e descritiva, apresenta-se um estado do conhecimento com o objetivo de compreender e identificar as tendências para o uso de histórias em quadrinhos (HQs) com abordagem de temas em pesquisas em Ensino de Ciências publicadas entre 2010 e 2020. Para tanto, realizou-se uma busca por trabalhos com esse foco em anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química (JALEQUIM), nas revistas Química Nova na Escola, Ciência & Educação, Educación Química, Revista Electrónica Enseñanza de las Ciencias, Revista Experiências em Ensino de Ciências e na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, dissertações e teses. Na sequência, os documentos encontrados foram tratados de duas maneiras: a) Categorização, mediante Análise de Conteúdo, quanto à finalidade das HQs empregadas; e b) Classificação na forma na qual as HQs desses trabalhos foram elaboradas. Para a primeira análise dos documentos, os resultados foram apresentados junto às categorias, indicando três tendências para a utilização das HQs nas pesquisas, sendo a mais comum como recurso didático para as aulas de Ciências, Biologia, Física ou Química. Por outro lado, na segunda análise ficou evidente que há uma predominância para o emprego de HQs elaboradas pelos pesquisadores ou professores que conduzem essas pesquisas, mas também se destaca a possibilidade de os participantes da pesquisa desenvolverem HQs. Além disso, traçar esse estado do conhecimento permitiu verificar um aumento no número de trabalhos publicados sobre HQs com o passar dos anos, sendo mais frequente fazê-la nos eventos da área, dentre os quais tem-se o JALEQUIM, que dispõe de um eixo temático específico para a submissão de trabalhos com esse enfoque, valorizando essa linha de pesquisa.


Palavras-chave


Documentos; Educação; Recurso didático

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15760

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr