O raciocínio multiplicativo de um estudante com deficiência intelectual: uma pesquisa utilizando o Tampimática

Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo

Resumo


O raciocínio multiplicativo constitui um processo importante no contexto da apropriação de conceitos matemáticos, e se consolida por meio das experiências vivenciadas nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática. Assim pensando, este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), cujo objetivo é discutir o processo de desenvolvimento do raciocínio multiplicativo de um estudante com deficiência intelectual participante do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para tanto, utilizou-se de experiências resultantes das práticas pedagógicas registradas utilizando o Tampimática, que é produto educacional da referida pesquisa de mestrado. A investigação foi fundamentada no método funcional da estimulação dupla, desenvolvido por Lev S. Vigotski associadas à observação livre planejada por Augusto N. S. Triviños, buscando compreender os processos cognitivos do aluno participante da pesquisa como meio para obtenção de informações sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, particularmente o pensamento abstrato e a memória lógica. Para a produção dos dados foram utilizadas anotações de campo registradas de forma descritiva e reflexiva junto a fotografias, gravações de áudio e vídeo, registros escritos pelo aluno, bem como conversas e observações, estimuladas e promovidas pelo pesquisador durante e após a execução de atividades. Os conteúdos e conceitos abordados nas tarefas foram distribuídos de acordo com a apropriação do conhecimento do aluno, com finalidade de identificar e compreender os conhecimentos já estabelecidos por meio de abordagens definidas no campo do pensamento aritmético. As análises foram pautadas em discussões voltadas aos processos de mediação, interações sociais e mecanismos compensatórios permeados pelas contribuições da educação matemática crítica, associados ao desenvolvimento de conceitos do campo aritmético. Os resultados apontam que meios auxiliares como a fala, os gestos, os objetos e as atividades escritas contribuíram para o desenvolvimento do pensamento aritmético do aluno com deficiência intelectual pelas associações estabelecidas entre o novo conhecimento com o já adquirido anteriormente. A utilização de materiais manipuláveis como o Tampimática associado às representações da escrita e da utilização de símbolos icônicos junto à utilização dos dedos das mãos, foi essencial para ampliar o desenvolvimento do pensamento matemático. Nota-se também, que as vivências de diferentes grupos no ambiente escolar, particularmente em sala de aula, promoveram interações sociais potentes e significativas ao estudante com deficiência intelectual e seus colegas, efetivando o que se compreende como encontro entre diferenças na perspectiva da educação matemática inclusiva.


Palavras-chave


Processos Compensatórios; Deficiência Intelectual; Pensamento Aritmético; Educação Matemática; Inclusiva

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15415

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
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