Síndrome de Down, ensino de matemática e o uso e criação de jogos digitais: reflexões de uma prática

Edvanilson Santos de Oliveira, Patricia Sandalo Pereira

Resumo


O presente artigo buscou analisar as reflexões de uma professora sobre o ensino de Matemática de uma aluna com Síndrome de Down, por meio do uso e criação de jogos digitais. Para tanto, elaborou-se, como aporte teórico, estudos relacionados à Síndrome de Down, Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, Prática Reflexiva e Identidade Pessoal e Profissional. Nosso estudo se caracteriza como uma abordagem qualitativa. Elegemos, como instrumento de produção de dados, a escrita reflexiva, a qual se constituiu uma potente fonte para análise. Nossas análises têm essência compreensiva e interpretativa e se justifica ao proclamar o retorno às coisas mesmas, damos ênfase ao fenômeno na forma como se manifesta ao sujeito, ampliando o foco na experiência original, o mundo vivido. Nossos achados fomentam as pesquisas que versam sobre a formação de professores que ensinam Matemática em uma perspectiva inclusiva, apontando aspectos como identidade pessoal, identidade profissional e mediação, como princípio educacional, como elementos que influenciam a prática pedagógica e que podem vir a contribuir para o desenvolvimento humano.


Palavras-chave


Ensino de matemática; Tecnologias da informação; Reflexão; Identidade

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15284

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr