A investigação de temáticas cotidianas na produção de conhecimentos socialmente relevantes

Márcia Pantoja Contente, Elielson Ribeiro de Sales

Resumo


O presente trabalho é de natureza qualitativa, se constitui de parte dos resultados de uma pesquisa de campo realizada com oito estudantes com surdez e uma com surdocegueira da rede pública de ensino do município de Belém, Pará, a partir da realização de sete atividades de ensino. objetivamos compreender os significados que os estudantes com surdez e a com surdocegueira constroem no âmbito da investigação de temáticas cotidianas quando se privilegia os conhecimentos cotidianos na produção de conhecimentos socialmente relevantes com vista a formação cidadã. Para essa discussão trazemos as narrativas dos estudantes, as quais referem aos seus conhecimentos cotidianos sobre as temáticas investigadas, a dengue e o alagamento como estratégia para estabelecer relação com os conhecimentos escolares, facilitando a compreensão de novos saberes. Assumimos como aporte teórico autores como, Vygotski (1998, 2001; 2008), Schnetzler, (1992), Carvalho, (1992), Pozo e Gómez Crespo (2009), dentre outros. Os relatos dos participantes foram analisados por meio da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados revelam que os estudantes diante da vivência na elaboração de propostas de investigação de temáticas cotidianas, buscam participar proativamente do meio em que vivem por meio de discussão e reflexão sobre questões sociais, pondo em foco o papel da instituição escolar como espaço livre para a produção de significados, e não como ambiente de reprodução. Além disso, essa proposta torna-se potencialmente válida por promover a aprendizagem, oportunizando a relação entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos escolares, contribuindo assim para mudança de atitude do professor e a responsabilização dos estudantes por suas aprendizagens. Portanto, a relação estabelecida pelos estudantes entre conhecimentos cotidianos com os conhecimentos escolares, possibilitou-os participarem efetivamente da investigação das temáticas alagamento e dengue, assumindo o protagonismo no processo de ensinar e aprender, traçando novos caminhos para a aquisição de saberes evidenciando que o conhecimento se tornar efetivo quando são desafiados a buscá-los.


Palavras-chave


Conhecimentos cotidianos; Conhecimentos escolares; Estudantes com surdez e com surdo-cegueira;Temas cotidianos

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15263

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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