Propostas de atividades no ensino de física para alunos com deficiência visual nos SNEF e ENPEC da década 2011-2020

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Sheiliany da Silva Duarte, Otávio Paulino

Resumo


As atividades propostas nos processos de ensino-aprendizagem devem considerar a diversidade do público e ser planejadas em uma perspectiva inclusiva. No caso do ensino de Física, nesse trabalho analisa-se quais propostas de atividades, presentes em artigos publicados no Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), são apresentadas para atender pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, verifica os anais desses dois eventos, localizando as produções, na década de 2011 a 2020, que apresentam propostas de atividades para incluir esse público. O levantamento mostrou que há propostas em diversos ramos da Física, em que os SNEF possuem uma quantidade de produções superior ao ENPEC, em virtude da especificidade do evento. Em ambos os congressos, há um aumento de publicações a partir de 2017, acredita-se que esse crescimento foi motivado pela criação e implementação da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).


Palavras-chave


Cegos; Baixa visão; Inclusão

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15079

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr