Relações entre textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje e livros didáticos para o ensino de química

Maria Bruna Costa de Oliveira, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede

Resumo


A divulgação científica tem tido grande destaque, principalmente em estudos que buscam comprovar a eficiência dos Textos de Divulgação Científica (TDC), quando utilizados em sala de aula como ferramenta didática na contextualização dos conteúdos. Com o intuito de contribuir para a utilização de tal ferramenta, este trabalho objetiva analisar TDC da Revista Ciência Hoje, publicados no período entre 2004 e 2014, nas seções “O Leitor Pergunta” e “Mundo de Ciência”, direcionados para o conteúdo de “Matéria e suas transformações”, presente nos livros didáticos de Química. Nessa perspectiva, a análise de afinidade dos termos foi estabelecida através da geração de nuvens de palavras pela ferramenta Wordle e pelo software IRAMuTeQ, baseada na Análise Fatorial por Correspondência (AFC) e Análise de Similitude. A partir dos resultados obtidos, foram identificados oito TDC que apresentaram afinidade com os livros didáticos analisados, para os conteúdos investigados. A análise de similitude confirma que as discussões a respeito do conteúdo “Matéria e suas transformações” passam necessariamente pelos termos: Substância, Gás, Massa, Químico, Reação Química e Átomo. Dessa forma, os TDC que se utilizam dessas palavras para abordar significados e explicações sobre diferentes temáticas de cunho científico apresentam elementos que indicam a sua utilização em sala de aula como recurso didático para sustentar discussões de forma contextualizada do conteúdo químico “Matéria e suas transformações” na Educação Básica.

Palavras-chave


Texto de Divulgação Científica; Revista Ciência Hoje; Livro Didático; IRAMuTeQ

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14562

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr