Tendências e intendências das pesquisas realizadas pelo GPINTEDUC: constatações e percepções dos estudos mediante um mapeamento sistemático de literatura

Marcelo Souza Motta, Taniele Loss, Rafael Felipe Pszybylski

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento sistemático de literatura das publicações realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) a partir do ano de 2017, concomitantemente ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. A pesquisa teve como objetivo mapear os estudos dos integrantes do GPINTEDUC, que são acadêmicos ou egressos do PPGFCET, buscando diagnosticar as tendências e intendências das pesquisas publicadas pelos participantes do grupo. A mesma foi realizada no mês de abril de 2021 mediante consulta ao currículo lattes dos participantes do grupo de pesquisa. Após procedimentos metodológicos, levantou-se 65 publicações que foram categorizadas em cinco focos temáticos: Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Pesquisas inventariantes e Produção teórica. Os resultados apontam publicações direcionadas a periódicos científicos, anais de congressos, livros, pesquisas acadêmicas e produtos educacionais, concentrando-se a investigar e a fomentar o uso de tecnologias digitais como App Inventor, Objetos de Aprendizagem, Scratch, Kahoot, Programaê!, GeoGebra e Realidade Aumentada aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e de Ciências aos diferentes níveis de ensino da educação básica e superior. Do mesmo modo, nota-se que algumas são pautadas em metodologias como a gamificação e em teorias de aprendizagens como o Construcionismo e a Aprendizagem Significativa, indicando promoção da aprendizagem e um ambiente educacional diferenciado e dinâmico. Ademais, percebe-se trabalhos que não abarcam o uso dessas tecnologias em práticas pedagógicas, expondo novos rumos para metodologias investigativas por meio de materiais concretos. À vista disso, constata-se que a tendência de estudos do GPINTEDUC abarca investigações quanto a criação, uso e reuso de Aplicativos Educacionais Móveis e de Objetos de Aprendizagem direcionados aos processos educativos de Matemática e de Ciências. Nesse fluxo, ensaiam-se estudos quanto ao uso de jogos, gamificação e programação visual à formação docente. Por fim, inteira-se que esta metodologia inventariante é flexível, podendo ser adequada por outros pesquisadores e resultar em dados diferenciados dos apresentados nesta pesquisa.


Palavras-chave


Mapeamento Sistemático de Literatura; Tecnologia Digital; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática; GPINTEDUC.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr