Tendências e intendências das pesquisas realizadas pelo GPINTEDUC: constatações e percepções dos estudos mediante um mapeamento sistemático de literatura
Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático de literatura das publicações realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) a partir do ano de 2017, concomitantemente ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. A pesquisa teve como objetivo mapear os estudos dos integrantes do GPINTEDUC, que são acadêmicos ou egressos do PPGFCET, buscando diagnosticar as tendências e intendências das pesquisas publicadas pelos participantes do grupo. A mesma foi realizada no mês de abril de 2021 mediante consulta ao currículo lattes dos participantes do grupo de pesquisa. Após procedimentos metodológicos, levantou-se 65 publicações que foram categorizadas em cinco focos temáticos: Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Pesquisas inventariantes e Produção teórica. Os resultados apontam publicações direcionadas a periódicos científicos, anais de congressos, livros, pesquisas acadêmicas e produtos educacionais, concentrando-se a investigar e a fomentar o uso de tecnologias digitais como App Inventor, Objetos de Aprendizagem, Scratch, Kahoot, Programaê!, GeoGebra e Realidade Aumentada aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e de Ciências aos diferentes níveis de ensino da educação básica e superior. Do mesmo modo, nota-se que algumas são pautadas em metodologias como a gamificação e em teorias de aprendizagens como o Construcionismo e a Aprendizagem Significativa, indicando promoção da aprendizagem e um ambiente educacional diferenciado e dinâmico. Ademais, percebe-se trabalhos que não abarcam o uso dessas tecnologias em práticas pedagógicas, expondo novos rumos para metodologias investigativas por meio de materiais concretos. À vista disso, constata-se que a tendência de estudos do GPINTEDUC abarca investigações quanto a criação, uso e reuso de Aplicativos Educacionais Móveis e de Objetos de Aprendizagem direcionados aos processos educativos de Matemática e de Ciências. Nesse fluxo, ensaiam-se estudos quanto ao uso de jogos, gamificação e programação visual à formação docente. Por fim, inteira-se que esta metodologia inventariante é flexível, podendo ser adequada por outros pesquisadores e resultar em dados diferenciados dos apresentados nesta pesquisa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v6n3.14552
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923