Ensino remoto de física fundamentado pela teoria da objetivação e pela teoria da distância transacional
Frederico Ayres Oliveira Neto, Luciana Vital Dantas Sousa, João Ferreira Fonseca, Andreia Gomes Furtado Aguillera
Resumo
Os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios diante da pandemia pela COVID-19. A urgência em retomar as atividades, ainda que de forma remota, e atender aos alunos e seus familiares, impediu o planejamento adequado das ações e das aulas. A ausência de planejamento para o retorno às aulas, em conjunto com dificuldades eventuais no uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), pode ter sido um dos fatores para que os docentes optassem pela transferência do método aplicado nas aulas presenciais para o sistema remoto. Esse procedimento se deve em parte pela falta de letramento digital, fato que provoca a prioridade às ferramentas digitais em detrimento do ensino e aprendizagem. Com o intuito de observar a possibilidade de minimização dos efeitos do uso inadequado das TDIC e das ferramentas digitais, permitindo efetivamente que o professor atue como facilitador e incentivador do conhecimento, foi proposto um curso de produção de videoaulas. Os participantes do curso foram estimulados a apresentar suas habilidades e a utilizá-las para o desenvolvimento de conhecimentos novos, assim como foram incentivados a cooperar entre si durante as atividades. As videoaulas foram produzidas no OBS Studio, software gratuito e versátil, adequado para atender aos objetivos do curso. O objetivo desse trabalho foi a aplicação da Teoria da Objetivação (TO) em conjunto com a Teoria da Distância Transacional (TDT) em uma atividade docente remota para observação das interações humanas durante o processo de ensino e aprendizagem. A abordagem favoreceu o desenvolvimento do SABER e do SER dentro da ética comunitária em trabalhos em grupo e a superação dos desafios relacionados às distâncias naturalmente estabelecidas em atividades remotas.
Palavras-chave
TDIC; Ensino remoto; Ensino de Ciências; Teoria da Objetivação; Teoria da Distância Transacional
DOI:
10.3895/actio.v7n2.14450
Apontamentos
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923