Matéria escura, energia escura e história da ciência na educação científica

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Diego Corrêa Peres de Souza

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e energia escura, e os conhecimentos existentes sobre estes dois fenômenos, de modo a subsidiar atividades de educação e divulgação científica. A fundamentação teórica para este trabalho foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica que permitiu a análise de teses, dissertações, artigos e trabalhos acadêmicos tanto da área de astrofísica, quanto da área de ensino de ciências. A análise bibliográfica realizada envolveu também artigos originais escritos por cientistas como U. Le Verrier, A. Einstein, F. Zwicky, G. Gamow, V. Rubin, S. Perlmutter e A. Riess que estão disponíveis e abertos para serem lidos na internet. Em particular foram investigados o modelo cosmológico padrão, assim como as observações e os dados experimentais existentes. Para colocar em perspectiva os desafios contemporâneos acerca da natureza da matéria escura e da energia escura, são analisados alguns exemplos históricos de dilemas enfrentados no passado pela comunidade científica sobre as órbitas dos planetas Urano e de Mercúrio e acerca da existência de epiciclos, do calórico e do éter luminífero.

Palavras-chave


Astrofísica; História da Física; Setor Escuro.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n2.14046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr