Uso de seriados televisivos como recursos didáticos para o ensino de química

Renata Cristina Nunes, Thabata de Souza Araujo Oliveira

Resumo


Recursos didáticos são amplamente utilizados no processo ensino-aprendizagem para facilitar a construção do conhecimento, mesmo que não tenham sido concebidos para esse fim, como os seriados televisivos. A utilização dos seriados em sala de aula permite inúmeras vantagens, tais como o trabalho interdisciplinar, interesse prévio dos estudantes e situações cotidianas. O objetivo desse trabalho foi fazer uma revisão da literatura acerca da utilização dos recursos didáticos na educação, com enfoque na utilização de seriados televisivos para o ensino de Química. Os dados revelam que é alta a porcentagem da população brasileira que assiste séries, utilizando-se predominantemente a televisão.  Diversos autores defendem que a incorporação da vida cotidiana dos estudantes no contexto educativo contribui de fato para um processo mais efetivo de aprendizagem. No ensino de química, podem ser um forte aliado para a demonstração de processos químicos e/ou físicos de difícil execução, além de facilitar o trabalho com conteúdos mais abstratos. Os trabalhos analisados mostram que pode ser utilizado de formas diversas.

Palavras-chave


Ensino de Química; Seriados Televisivos; Recursos Didáticos.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n2.13839

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr