O conceito de ecossistema como delimitação espaçotemporal nas pesquisas em educação ambiental: implicações para o ensino de ciências/biologia
Resumo
O presente artigo origina-se de uma tese de doutoramento que teve como objetivo investigar o conceito de ecossistema presente em teses e dissertações em Educação Ambiental (EA), explorando os seus vários sentidos e significados, presentes em seu campo de origem - a Ecologia, e em suas ressignificações a partir e para além dele. Essa pesquisa, que se insere na perspectiva das investigações na linha do estado da arte da produção de conhecimento em uma dada área, analisou teses e dissertações em EA produzidas no Brasil, no período de 1980 a 2009. A partir da caracterização dessas pesquisas, procurou-se, inicialmente, identificar os principais indicadores resultantes das análises, na tentativa de explorar significados e sentidos sobre o conceito de ecossistema. Para este artigo, em particular, temos como objetivo a discussão dos possíveis significados e sentidos que temos construído sobre aspectos da delimitação espaçotemporal de um ecossistema, e suas implicações para o ensino de ciências/biologia. Os procedimentos metodológicos estão fundamentados na perspectiva da análise dialógica do discurso e inseridos no contexto da pesquisa qualitativa em educação. Os resultados mostraram sentidos divergentes e que são compreendidos a partir de perspectivas diversas sobre conceito de ecossistema, mesmo que estes não sejam enunciados diretamente. Assim, o resultado das análises evidencia esforços de aproximação com os significados originalmente empregados na Ecologia, em um sentido de validação do conhecimento científico produzido e trazendo, de forma mais tímida, elementos políticos e sociais que envolvem as questões ambientais. A partir dos dados analisados neste artigo, destacamos os possíveis desdobramentos, dos significados e sentidos apreendidos, para o discurso de ensino de conteúdos escolares da Ecologia em interface com as questões ambientais, no ensino das Ciências da Natureza. Esses significados possibilitam pensar a tendência das pesquisas em buscar a superação de sentidos contraditórios e dicotômicos encontrados nas pesquisas em EA, tais como, aqueles relacionados à: desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade; equilíbrio ou harmonia; ser humano, cultura ou natureza, como possíveis posicionamentos ideológicos, e que são compreendidos a partir do conceito de ecossistema, mesmo que não sejam enunciados diretamente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v5n2.12291
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923