O tema mudanças climáticas em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental

Danielle Aparecida Reis Leite, Luciano Fernandes Silva

Resumo


Este trabalho objetivou identificar aspectos do tema mudanças climáticas destacados em teses e dissertações do campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA).  Através da análise dessas informações, procurou-se explorar as compreensões apresentadas nessas pesquisas sobre o referido tema. O corpus documental, composto por dezessete dissertações de EA que exploram o tema mudanças climáticas, defendidas no período de 1987 a 2010, foi elaborado através do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A partir de alguns critérios, foram escolhidas cinco pesquisas desse conjunto cujos textos completos foram submetidos à análise de conteúdo. Das considerações a respeito do tema, presentes nessas pesquisas, foram elaboradas três categorias que apresentam as compreensões dos autores desses trabalhos sobre as causas das mudanças climáticas, suas consequências e as possíveis medidas capazes de mitigar seus efeitos. Ao discutir as origens do fenômeno, dois trabalhos recorrem a sua complexidade para justificar a dificuldade de eleger uma única causa, seja ela de origem natural ou antrópica e, assim, evidenciam as controvérsias científicas envolvidas nesse assunto. Três pesquisas apresentam posicionamentos sensacionalistas ao destacar as consequências das mudanças climáticas, aspecto que é problematizado por outros dois trabalhos ao enfatizarem que as incertezas relacionadas a um fenômeno complexo dificultam a apresentação de tais previsões. Por fim, é importante enfatizar os argumentos presentes em uma dissertação que, ao apresentar as medidas de mitigação para o fenômeno, trata das controvérsias econômicas e políticas e que resultam do debate acerca da adoção de tais medidas. Com isso, conclui-se que esses pesquisadores apresentam informações importantes sobre o tema, aspecto que, certamente, pode incentivar a área de pesquisa em EA a aprofundar as reflexões sobre as mudanças climáticas e a propor novos problemas de pesquisa.


Palavras-chave


Mudanças Climáticas; Educação Ambiental; Controvérsia.

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PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.12132

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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