A produção do livro escolar no pará: descrição da Grammatica Portugueza para as escolas primarias de Julio Cezar Ribeiro de Souza

Gabriela de Nazaré Rodrigues Gomes, Raimunda Dias Duarte

Resumo


O Grupo de Estudos em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA) se concentra no estudo histórico de livros escolares de leitura e gramáticas primárias produzidos no Pará no período que abrange a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Esta pesquisa, vinculada ao GEHLDA, tem por objetivo geral compreender a importância da Grammatica Portugueza, de Julio Cezar Ribeiro de Souza, no processo de gramatização no Brasil, pois consoante Auroux (2014) a gramatização é o processo de instrumentalização e descrição de uma língua. Para alcançar esse objetivo, pretende-se descrever a Grammatica Portugueza sob o aspecto físico e analisar a Grammatica Portugueza no contexto da gramatização do português no Brasil. Esta análise se fundamenta principalmente nos estudos realizados no âmbito da história das ideias linguísticas, conforme postulado por Auroux (2014) e Colombat; Fournier; Puech (2017), além da abordagem da história do livro como objeto físico, com base em Duarte (2018). Os resultados mostram que a gramática do intelectual paraense Julio Cezar Ribeiro de Souza, publicada em 1872, atendeu às leis prescritas pela província do Pará que exigiam que as gramáticas primárias deveriam estar de acordo com a tradição gramatical portuguesa pautada na concepção filosófica da língua. Porém, o gramático paraense não se rendeu completamente às exigências lusitanas e apresenta em notas de rodapé, mas especificamente nas notas que falam sobre o caso do “artigo” e dos verbos “partir e pôr”, a sua análise crítica sobre a língua portuguesa, contribuindo no processo de gramatização do português no Brasil.


Palavras-chave


História das ideias linguísticas; Gramatização; Grammatica Portugueza; Julio Cezar Ribeiro de Souza

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DOI: 10.3895/rtr.v10n0.20031

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