Letramento, mediação e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD): implicações para a Síndrome de Down
Resumo
O objetivo deste estudo está focado em identificar as relações entre o letramento e o entendimento das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs), tendo como base a mediação entre esses dois construtos no processo de efetivação dos eventos de autonomia da pessoa com SD. A pesquisa consiste em um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sem comorbidades, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e um questionário para os responsáveis pela jovem, e um plano de intervenção composto por 30 sessões para a participante com SD. Os resultados indicam que há uma relação evidente entre o nível de letramento da participante e o entendimento das AIVDs. Concluiu-se, também, que a construção de autonomias diárias está condicionada ao tipo de mediação recebida.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rtr.v7n0.15444
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Revista Transmutare
ISSN: 2525-6475
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