Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Transmutare é uma publicação do Departamento de Educação (DEPED), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba.

A revista Transmutare tem como foco e escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais constituindo-se em um espaço para socialização de pesquisas, estudos e experiências na área da educação e, ainda, visa promover o debate e a reflexão sobre temas relacionados às práticas escolares cotidianas, aos processos de ensino e aprendizagem, à formação do professor, assim como todos os assuntos que se desdobram e se relacionam ao desenvolvimento profissional docente nos diferentes níveis de ensino.

Com periodicidade semestral a revista possui fluxo de submissão e publicação contínuos. As contribuições devem ser submetidas em língua portuguesa ou espanhola e, excepcionalmente, pode-se publicar artigos em língua inglesa e francesa, bem como traduções. A política da revista define que não serão aceitos textos encaminhados concomitantemente para outros periódicos ou para livros.

Serão aceitos textos de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, definidas em torno das seguintes seções:

a) Artigos originais

b) Artigos de revisão

c) Relatos de experiências

d) Resenhas de livros

 

Políticas de Seção

Artigos originais

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais enviados pelos autores serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, que fará o encaminhamento aos pareceristas que considerar adequados aos critérios editoriais da revista. Caberá aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos.

Com o sistema duplo-cego (double blind peer review), os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo, e também serão omitidos  os nomes dos autores perante os avaliadores.

Em relação ao processo de avaliação dos textos são definidas as seguintes categorias de análise: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial.

Os autores receberão os pareceres realizados pelos avaliadores e, no caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão ser solicitados a efetuar reformulações a partir das observações contidas nestes pareceres.

 

Periodicidade

A revista Transmutare é uma publicação de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Impacto (Google Scholar)

Perfil da Revista Transmutare no Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=1&user=vH5GOgQAAAAJ

 

 

Gestões editoriais anteriores

2020-2022

Editora-chefe: Silvana Stremel

Editora-adjunta: Jamile Cristina Ajub Bridi

 

2017-2019

Editora-chefe: Marielda Ferreira Pryjma

Editora-adjunta: Silvana Stremel

 

2016

Editor-chefe: Oséias Santos de Oliveira

Editora-adjunta: Marielda Ferreira Pryjma



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr