Formação do leitor literário na escola: Dom Casmurro, Machado de Assis, em questão
Resumo
Este trabalho intentou para a formação do leitor literário canônico na escola, acreditando, a priori, na leitura efetiva da obra e, a posteriori, no trabalho docente para o letramento literário. Para tanto, dispomos da obra machadiana, Dom Casmurro, para leitura efetiva e trabalhos de debate e análise de personagens em uma aula semanal destinado ao projeto. Após este trabalho de leitura, durante os três primeiros bimestres com a turma 2ª série B de uma escola estadual da cidade de Emas-Paraíba, os estudantes realizaram um júri literário, a fim de sentenciarem o adultério (ou não) de Capitu em seu matrimônio com Bento Santiago, por meio da exposição, discussão e análise da obra lida e estudada em sala de aula. De fato, as aulas de leitura e preparação para a oficina foram muito participativas, o que sugeriu o envolvimento discente na proposta didática. A personagem Capitu foi considerada culpada, embora todas as argumentações tenham sido de muita valia para o desenvolvimento da criticidade dos estudantes e da formação do leitor literário crítico e reflexivo.
Palavras-chave
Cânone; Habilidades de pensamento crítico; Melhoramento de leitura.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v21n34.9203
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.