Concepção de alfabetização nas salas de apoio à aprendizagem: um estudo documental

Simone Bueno, Letícia Fraga

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é concebida nos documentos que se referem às Salas de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa, projeto implantado desde 2004 nas escolas públicas paranaenses e que atende alunos diagnosticados com defasagens em escrita, leitura e oralidade nos anos finais do ensino fundamental. O processo de aquisição da escrita tem se estendido cada vez mais (SOARES, 2016), embora programas do governo federal estabeleçam como meta alfabetizar crianças até os oito anos de idade (BRASIL, 2007); dessa forma faz-se necessário verificar qual a concepção de alfabetização nos anos finais do ensino fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e os dados coletados foram analisados através da pesquisa bibliográfica e documental. Criadas inicialmente para atender alunos do 6º ano, as Salas de Apoio à Aprendizagem já passaram por diversas alterações que vão desde a mudança do público-alvo até a inclusão de novos conteúdos a serem trabalhados. A análise realizada sugere que a apropriação do sistema de escrita alfabética é um dos objetivos que está presente nos documentos, indicando uma preocupação com a demanda de alunos que chega aos anos finais do ensino fundamental sem ter se apropriado do sistema da escrita.

Palavras-chave


Concepção de alfabetização; sistema de escrita alfabética; Salas de Apoio à Aprendizagem

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DOI: 10.3895/rl.v21n34.7234

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