Escrita e reescrita do gênero textual memória literária: estratégias para a melhoria da coesão e coerência

Fabiana Kaodoinski, Neires Maria Soldatelli Paviani

Resumo


O presente artigo trata de um estudo de caso que visa a analisar a versão inicial de um texto produzido de acordo com o gênero memória literária, a fim de verificar possibilidades de elaboração de estratégias que auxiliem na melhoria da coesão, da coerência e da concretude textuais no processo de reescrita desse texto, até obter-se uma versão final, conforme proposta de sequência didática. Para tanto, serão utilizados como principais referenciais teóricos Bronckart (2003, 2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Antunes (2005), Koch e Travaglia (2005, 2008), Guedes (2009), Koch (2012), entre outros. A análise buscou gerar contribuições às práticas de produção de gêneros textuais no ambiente escolar, fornecendo subsídios para que o docente possa promover situações de aprendizagem que instrumentalizem os alunos a produzirem e a reescreverem seus textos de modo a observar os fatores de coesão e de coerência. A partir do estudo, foi possível perceber que o trabalho, por parte do professor, utilizando gêneros textuais, sequências didáticas e tendo como base conceitos referentes à textualização e ao sentido do texto mostra-se como um modo de, na aula de língua materna, realizar atividades que ampliam as habilidades dos alunos.

Palavras-chave


ensino; gênero Memória Literária; coesão; coerência

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DOI: 10.3895/rl.v19n26.7122

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