Multiletramentos e histórias em quadrinhos: relato de uma prática
Resumo
Neste trabalho, objetiva-se descrever e discutir a respeito da prática de leitura e produção de histórias em quadrinhos (HQs) em uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública em Três Lagoas-MS. Esta proposta foi realizada por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e se situa no campo teórico e metodológico da Linguística Aplicada, mais precisamente na visão dos multiletramentos com base em CARDOSO (2005), DOLZ et al. (2004), CORDEIRO (2004), FIELD (2001), GERALDI (2010), MENEZES DE SOUZA (2011), ROJO (2012) e SILVA (1987). Os procedimentos metodológicos centram-se na pesquisa-ação a fim de investigar sua própria prática de forma reflexiva e cooperativa. O corpus consiste nas atividades realizadas em sala e em dados das discussões que antecederam a utilização de textos. Como resultado, foram produzidas pelos alunos HQs, as quais revelam as preocupações das suas realidades locais, assim como a influência exercida pela realidade global. Dessa forma, percebeu-se que a elaboração das HQs possibilitou momentos de aprendizagem que foram explorados a partir da multimodalidade e da multiculturalidade desse suporte textual.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v19n24.4693
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.