A didatização do discurso da ciência na mídia eletrônica

Liane Beatriz Gerhardt

Resumo


A partir do objetivo principal dos artigos de Popularização da Ciência (PC) de encurtar a distância entre ciência e povo (MUELLER, 2002), por meio da linguagem acessível à audiência não especializada, os escritores lançam mão de recursos de recontextualização dos artigos científicos em notícias de PC. Tomando por base os trabalhos de Motta-Roth (2008, 2009 e 2010) e o modelo sobre as funções discursivas da reformulação, proposto por Hyland (2007), estabelecemos como objetivo, neste artigo, investigar em que medida o emprego dos recursos linguísticos de aposto e glosa colaboram para a recontextualização e a didatização do discurso da ciência. Para isso, examinamos a incidência dos recursos linguísticos de aposto e glosa em 30 notícias de PC, publicados nos sites da BBC News, Scientific American, no período de 2004 a 2008. Os resultados indicam que os recursos de pedagogização são empregados iterativamente para a explanação de princípios e conceitos por meio da inserção de informações que reorientam o leitor sobre o objeto apresentado anteriormente sob uma outra perspectiva e, também, para fazer um aporte de informações novas relativas à pesquisa; à credenciais das posições enunciativas, à instituição, pesquisadores e à revista em que foram publicados os resultados.

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DOI: 10.3895/rl.v12n13.2426

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