Professores de inglês da rede pública paranaense e o ensino da pronúncia

Andressa B. Albini e Denise Kluge

Resumo


Este artigo objetiva discutir algumas questões relacionadas à importância da pronúncia para professores brasileiros de inglês, tais como: O que os professores pensam sobre este assunto? Os professores de inglês da rede pública deveriam ter conhecimento de Fonética e Fonologia para ensinar inglês? A falta deste conhecimento pode influenciar o aprendizado dos alunos? Os professores tiveram aulas de pronúncia ao longo de sua formação? Os professores têm dificuldade de pronúncia em inglês? Quais? Estes professores consideram sua própria pronúncia importante para seus alunos? Para discutir essas e outras perguntas, um questionário foi desenvolvido e aplicado para um grupo de professores de inglês formados em Letras que trabalham em escolas da rede pública da região metropolitana de Curitiba. Para fins comparativos, o mesmo questionário também foi aplicado a um grupo de professores de inglês de cursos ou escolas particulares e professores universitários. Os resultados apontam as dificuldades, os desafios e a preocupação destes professores de inglês em relação a sua própria pronúncia e ao ensino desta na sala de aula.

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DOI: 10.3895/rl.v0n14.2340

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