A anotação como mediação de leitura em meios impresso e digital

Alessandra de Fatima Niz Silva, Roberlei Alves Bertucci, Lucas Granado Busato

Resumo


A proposta deste trabalho é abordar a anotação como mediação da leitura. Por isso, será analisada a comparação de notas do teste manual com as do teste digital, as quais foram realizadas por meio do DLNotes2. Sobretudo, comparar o desempenho dos estudantes no processo de leitura para a interpretação mediada pela anotação que proporciona um modelo de navegação no texto. Nesse contexto, é possível observar qual é o impacto que a ferramenta DLNotes pode ter no ensino-aprendizagem da leitura, especialmente, na graduação de Letras. Para isso, o ponto de partida será definir o que é anotação com Marshall e Brush (2002), Moraes e Cavalcanti (2016). Pretende-se fazer um paralelo com a do processo de leitura com Coscarelli (2003; 2016) e sobre o estilo de leitura como navegação, atrelando-se a ferramenta DLNotes2 sobre a anotação digital (ASSIS et al., 2013). Os resultados se destinam a refletir como podemos proporcionar uma educação ativa e de qualidade, contribuindo para a aprendizagem e aprimoramento da leitura do aluno. Além disso, os resultados da análise apresentam um desempenho maior dos informantes nas atividades sobre o texto digital que o impresso.

Palavras-chave


Anotação; DLNotes; Navegação;

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DOI: 10.3895/rl.v27n50.19060

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