Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas

Isadora Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Vera Lúcia Lopes Cristovão, Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli

Resumo


O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior.

Palavras-chave


Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.

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DOI: 10.3895/rl.v24n45.15294

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