A importância da análise de necessidades no desenvolvimento de um curso de inglês para fins específicos: uma experiência no Programa Jovem Aprendiz

Marcela Iochem Valente, Viviane Alves Caldas

Resumo


Embora o mercado disponha de cursos de inglês diversificados, presenciais ou online, dificilmente encontramos materiais pedagógicos que atendam necessidades específicas, como o desenvolvimento da comunicação oral em um determinado contexto profissional. O presente artigo investiga e problematiza alguns dos desafios enfrentados pelo professor de Língua Inglesa atuante no Programa Jovem Aprendiz, organizado e administrado por uma entidade sem fins lucrativos, situada na cidade do Rio de Janeiro. No programa em questão, as turmas costumam ser heterogêneas e com ciclos variáveis de ensino, uma vez que não há testes de nivelamento para conferir os níveis de proficiência no idioma, tornando-as, na maioria das vezes, multinível. Através de uma pesquisa bibliográfica que contempla autores atuantes na área do ensino de Língua para Fins Específicos (LinFE) com foco na Língua Inglesa, como Dudley-Evans & St. John (1998), Strevens (1988), Hutchinson e Waters (1987) e também da observação de alguns dos documentos que regem o programa Jovem Aprendiz, pretendemos discutir a relevância do processo de análise de necessidades no desenvolvimento de um curso que atenda as demandas e especificidades do contexto em questão. Por apresentar características e público-alvo tão específicos, é certo que cursos voltados para o ensino de inglês geral não seriam viáveis e não teriam êxito no caso do Programa Jovem Aprendiz.

Palavras-chave


Inglês para Fins Específicos; Programa Jovem Aprendiz; Análise de Necessidades

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v24n45.13493

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr