O estrangeiro na prisão: o absurdo herói de Albert Camus no ventre da baleia de Joseph Campbell. Possibilidade ou inexorabilidade? Frye explica

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites

Resumo


Com o presente trabalho, almejo proceder à leitura de O Estrangeiro (1972), de Albert Camus, a partir da premissa de que a obra, além de servir para a exposição e defesa do Absurdismo – teoria filosófica erigida pelo autor (CARPEAUX, 2012) -, oferece-nos, em seu protagonista Sr. Mersault, a perspectiva cabal do herói irônico retratado por Northrop Frye (1973). Outrossim, o personagem principal, com sua existência disparatada e dada como que em paralelo às dos demais, fornece os elementos para a concepção de que sua prisão corresponde ao “ventre da baleia” descrito por Joseph Campbell (1997). Desse modo, entre a certeza de que a vida é, com efeito, despropositada, e a esperança de que isso não passa de uma visão canhestra de alguém absolutamente indiferente e desinteressado, engendro uma possível ideia de interatividade imaginada por Camus, delineando, como ápice, uma devolutiva do leitor para o haver ou não sentido em nossas vidas. 

 


Palavras-chave


Literatura; estudo literário; análise

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v25n46.12814

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr