A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
Resumo
Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.
Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v24n45.11409
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.