Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
Resumo
O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.
Palavras-chave
Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v21n35.10767
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.